Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2011

Do Começo ao Fim

Acabei de ver Do Começo ao Fim... daí me dei uns trinta minutos para digerir a estória e finalmente vir aqui postar pra vocês. Diria que é um filme impactante, ousado e ao mesmo tempo triste....
A médica Julieta ( Julia Lemmertz) é mão de Francisco, fruto do seu primeiro casamento e de Thomás, fruto do seu s
egundo casamento com o arquiteto Alexandre ( Fábio Assunção). Desde muito pequenos era notório o apego que esses meninos tinham um pelo outro, e
com o passar dos anos, Julieta come
ça a perceber que esse apego era um pouco diferente, pois os meninos eram íntimos demais... e tal intimidade já ultrapassava os limites de uma amizade normal entre irmãos. Por ser mais velho, Francisco era o mais protetor, e estava a todo instante cuidando para que seu irmão estivesse sempre feliz, certa vez, quando Thomas estava sendo repreendido pelo pai por ter desperdiçado seu material de trabalho, Francisco entra na sala e o defende com tanta "vontade" que Alexandre e Julieta se assustam, pois percebem que a situação já estava ficando fora do controle.
Os meninos vão crescendo com esse enorme carinho, carinho esse que acaba se transformando em uma sólida paixão. Lev
ando em consideração que eles moravam no Brasil, e refletindo sobre o preconceito ainda existente no nosso país em relação a homossexuais faz do filme um pouco IRREAL, devido à total falta de conflitos nessa relação. A aceitação da família é muito rápida e sem conflito nenhum, como se os pais já tivessem noção de que essa relação incestu
osa fosse acontecer de um jeito ou de outro, quando na verdade, é muito pouco provável que uma família agisse dessa forma em uma situação tão delicada como essa.

Com o passar dos anos, Francisco e Thomás vivem a experiência da morte... primeiro Francisco perde o pai e anos depois ambos perdem a mãe. Acredito que nesse momento eles acabem encontrando um no outro o carinho e proteção que precisariam nesse momento da vida. Uma das coisas mais irreais na minha opinião, foi o fato de Alexandre sair da casa alegando que já estava mais do que na hora de Francisco e Thomás morarem juntos... talvez essa situação seja ainda mais difícil para um pai do que para uma mãe, já que eles tem esse histórico de
machismo bem maior do que as mulheres; e uma atitude dessa mostra uma aceitação muito grande, que no meu ponto de vista, não aconteceria com tanta facilidade.

Francisco se tornara médico e Thomas um nadador profissional, e por haver s
e destacado durante os treinos, acaba recebendo o convite de treinar durante três anos na Rússia, o que acaba pesando na relação dos dois, que desde a infância nunca haviam se separado.

Depois de muita conversa, os dois decidem que o melhor para Thomas era de fato aceitar a proposta e passar esse tempo na Rússia. A relação acaba estremecendo um pouco, pois ambos sentem muito a falta do outro, e é em uma tentativa de tentar esquecer um pouco a saudade de Thomas, que Francisco decide sair à noite para boites. Ele acaba conheçendo uma moça que se encanta por ele, e apesar de tentar, Francisco não consegue esqueçer Thomas e acaba dispensando a garota.

A estória é praticamente essa, e acredito que o pecado do filme foi mesmo a falta de conflitos que está sempre presente
em qualquer relacionamento. Talvez a insegurança causada pela distância pudesse ter sido mais explorada, talvez até mesmo um triângulo amoroso pudesse ter sido formado para tentar puxar um pouco mais para a realidade de um verdadeiro casal. É óbvio que atualmente qualquer casal gay sofre preconceitos que começam dentro da própria família, e em Do começo ao Fim tais preconceitos simplesmente não aconteçem... e não podemos esqueçer que além da homossexualismo, a relação dos dois era incestuosa, o que com certeza seria um agravante para o problema do preconceito.
O filem foi dirigido por Aluizio Abranches e falando dos atores, eu sou meio suspeita pra falar da Julia Lemmertz porque sempre gostei muito do trabalho dela, mas quero chamar atenção para os atores Rafael Cardoso e João Gabriel que foram muito bem nas interpretações de Thomás e Francisco. Esses personagens acabam exigindo um pouco mais do ator e acho que eles se saíram muito bem.
Costumo dizer que quando a gente consegue se sentir parte da estória, a gente pode afirmar que os atores de fato cumpriram o seu papel, e em Do Começo ao Fim, dá pra sentir o carinho e a paixão do casal e também a preocupação de mãe sempre estampada no rosto da Júlia, e o interessante é que a maioria das cenas em que a gente fica preocupado junto com ela, não tem falas... e acho que isso é de fato mais extraordinário! Essa conversa me faz lembrar mais uma vez de O Cisne Negro, toda aquela questão da dança... do dançarino ter que ser também um ator para passar tudo aquilo que a música reflete!

Enfim, eu super indico Do Começo ao fim!! É uma estória polêmica e muito bela!

Nessa


2 comentários:

Jeoh disse...

Lembrando que vale dar uma conferida no filme Star Crossed que muitos afirmam ter sido uma inspiração para a criação do brasileiro "Do começo ao fim".

Canceriana disse...

Nossa, dedo na ferida esse filme.
O tabu do homossexualismo e o tabu ( seria só um tabu?) do incesto, do amor - sexo entre irmãos.