Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Meninos Não Choram

Quando eu estava na faculdade, eu vi Meninos Não Choram e lembro que fiquei muito impressionada com a estória, e agora, uns 2 ou 3 anos depois eu revi e continuo extremamente impressionada com a brutalidade dessa história que infelizmente foi baseada em fatos reais.
Antes de começar a falar sobre o filme propriamente dito, eu devo dizer que a Hilary Swank estava simplesmente perfeita no papel de Teena Brandon. Ela simplesmente incorporou a alma masculina, o caminhar, o jeito de se portar, as gírias... ela com certeza mereçeu o Oscar. ( Ps: Eu já escrevi aqui sobre um filme com ela, Menina de Ouro que ela também ganhou o Oscar).
Enfim, esquecendo um pouco o brilhantismo da Hilary, Meninos Não Chora
m levanta mais uma vez a discussão da Homofobia, que infelizmente ainda aconteçe ( e muito!) na nossa sociedade que se auto intitula MODERNA. Para mim não tem nada de modernismo quando simplesmente matamos as pessoa
s porque elas são diferentes de nós, a verdade é que nunca imaginamos como essa pessoa deve se sentir sendo reje
itada por todo mundo, até chegar ao ponto de tal pessoa começar a se rejeitar, o que leva muita gente ao suicídio.
Bem, Meninos Não Choram conta a história de Teena Brandon, uma jovem que vivia o que os médicos chamaram de "crise de identidade cultural". Ainda na adolescência Teena começou a se vestir como um menino e a se comportar como tal, usando roupas masculinas e cortando o cabelo com um corte masculino. Ela até mesmo inverteu seu nome, ao invés de Teena Brandon, ela se apresentava nos lugares como Brandon Teena.
O filme começa na parte em que a vida dela já estava muito complicada. Recebera inúmeras intimações por conta de roubos e em uma noite, enquanto estava enchendo a cara em um bar, após ser praticamente despejada pelo primo, Brandon conheçe Candice e John, e
achando ser apenas mais uma aventura da sua vida juvenil, entra em um carro com eles e vai parar em Falls City, uma espé
cie de cidade rural.Brandon é muito bem recebido na casa em que John morava, e passa a viver com a família, mas o tormento da sua vida começa quando se apaixona perdidamente por Lana.
É claro que não contar
ei todos os pormenores do filme, mas o fato é que John sempre fora apaixonado por Lana, e não estava gostando nada da idéia de vê-la se envolver com Brandon. Ele começa a investigar e descobre a verdade sobre Brandon e o desmascara na frente de todos da casa, e como Lana fica do lado de Brandon apesar de descobrir da maneira mais cruel possível, John e seu comparsa Tom decidem ir mais longe.
Quando Brandon deixa a casa de Lana completamente envergonhado do que
tinha acabado de aconteçer, logo encontra John e Tom que o levam para um lugar deserto e o estupram e espancam. Filmes com cenas de estupro me deixam extremamente indignada, e nesse caso então, dois porcos homofóbicos agredindo alguém somente pelo simples fato de esse alguém ser e pensar diferente. ~
Convencido por Lena e sua mãe, Brandon decide ir à delegacia e contar tudo o que aconteçeu.
Procurados pela polí
cia, Tom e John cometem outro crime, assassinam Candace e Brandon com vários tiros na presença de Lana.
Eu acho que por mais estranho que alguém possa ser, por mais diferente que alguém possa pensar, não é direito de ninguém agredir ... é c
laro que ninguém é obrigado a gostar de ninguém ( como me disse um velho amigo) mas respeito àcima de tudo, sem importar a preferência sexual, a cor da pele, a doença que tenha... nada é mais importante do que o ser humano que está ali.
Vou postar uma foto do verdadeiro Brandon e Lana para vocês verem. Pelo amor de Deus gente... quantas pessoas vão ter que morrer pra gente entender que preconceito não leva ninguém a lugar nenhum. Diga NÃO à Homofobia!

2 comentários:

Canceriana disse...

Realmente... chocante. Fiquei com vontade de ver. Há alguns dias me perguntaram se eu era gay, pq me incomodo bastante com a questão homofóbica. Acho que todo mundo se comove mais com outros tipos de preconceito, quando o caso é social, racial e coisa e tal. Já se criou uma cultura do politicamente correto segundo a qual é feio rir de piadas racistas, ou discriminar alguem pelo status social. Ou até mesmo quando o assunto é doença. Mas quando o assunto é opção sexual.... xiii... o tabu continua. Não admito que as pessoas sejam julgadas por questões de foro íntimo.O preconceito se estende tbm a doenças como a aids... durante algum tempo se disse que a aids era culpa dos gays. Um absurdo!
Bem, acho que as igrejas tbm precisam se conscientizar quanto a isso... muita besteira ja foi feita no mundo por conta do preconceito.

Nessa disse...

Hoje eu estava vendo no youtube o discurso da Hilary Swank no dia em que ela recebeu o Oscar por esse filme, e ela disse uma frase que me chamou atenção: " Eu rezo para que chegue o dia em que a gente não apenas convida com as diferenças, mas que passemos a celebrá-la". E de fato é o que temos feito até então - convivendo preconceituosamente.